INFORMATIVO: 2. O Surgimento do Livro Impresso
1. O Livro
   
Você Sabia? O primeiro Livro a ser impresso no mundo foi A Bíblia Sagrada. A impressão deu inicio no dia 23 de fevereiro de 1455 e levou cerca de cinco anos para ser concluída. 557 anos se passaram até chegarmos aos livros que temos hoje.
A primeira impressão aconteceu devido a Gutenberg, inventor alemão que nasceu em 1390 e morreu em fevereiro de 1468. Ele foi o inventor da famosa prensa de Gutemberg, que tornou possível a impressão. O invento foi o responsável pelo barateamento do livros, tornando a cultura mais acessível. Antes da prensa, os livros eram manuscritos. Isso mesmo! Tinha-se um livro original, e uma pessoa que copiava-o sob encomenda. A cópia era demorada e trabalhosa, as letras tinham que ter um desenho característico e cuidadoso. É de se imaginar que uma trabalho desses não podia ser barato. A tipografia chegou para mudar isso.
O texto era composto por peças de metal que era embebidas em tinta e prensadas contra o papel, o que permitia um maior numero de cópias e consequentemente diminuindo o custo e aumentando o número de exemplares, assim como o de títulos. Se temos mais livros a menor custo, temos uma sociedade com maior acesso a cultura.
No inicio (Lê-se primeiros 150 anos) a tipografia era destinada a livros e folhetos. Depois chegou aos jornais, sendo que sua invenção foi um dos estopins para a revolução da imprensa. E é reconhecido como o invento mais importante da modernidade, sendo fundamental em períodos como a renascença, e a revolução cientifica.
As Bíblias que ele imprimiu, ficaram conhecidas como bíblias de Gutenberg. Atualmente existem 60 delas (12 em pergaminho e 48 em papel), Pelo menos 15 estão na Alemanha.
Legal né? Será que Gutembrg podia imaginar que sua prensa seria ser tão importante? Ela foi fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade.
Origem: Nossaestante-br.blogspot.com.br
Livro é um volume transportável, composto por páginas encadernadas, contendo texto manuscrito ou impresso e/ou imagens e que forma uma publicação unitária (ou foi concebido como tal) ou a parte principal de um trabalho literário, científico ou outro.
Em ciência da informação o livro é chamado monografia, para distingui-lo de outros tipos de publicação como revistas, periódicos, teses, tesauros, etc.
O livro é um produto intelectual e, como tal, encerra conhecimento e expressões individuais ou colectivas. Mas também é nos dias de hoje um produto de consumo, um bem e sendo assim a parte final de sua produção é realizada por meios industriais (impressão e distribuição).
A tarefa de criar um conteúdo passível de ser transformado em livro é tarefa do autor. Já a produção dos livros, no que concerne a transformar os originais em um produto comercializável, é tarefa do editor, em geral contratado por uma editora. Outra função associada ao livro é a coleta e organização e indexação de coleções de livros, típica do bibliotecário. Finalmente, destaca-se também o livreiro cuja função principal é de disponibilizar os livros editados ao público em geral, vendendo-os nas livrarias generalistas ou de especialidade. Compete também ao livreiro todo o trabalho de pesquisa que vá ao encontro da vontade dos leitores.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
     
3. Alguns cuidados para Manter os Livros em bom estado de conservação
         
                                 
O que NÃO FAZER:
- Não manusear com as mãos sujas;
- Não fazer qualquer tipo de anotação ou utilizar fitas adesivas nas folhas;
- Não rasgar ou arrancar as folhas;
- Não guardar em sacos plásticos;
- Não encapar com papel pardo, pois como é ácido, transmite a sua coloração para as folhas;
- Não usar qualquer tipo de metal para marcar as páginas, pois o processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel;
- Não deixar o livro sobre a luz do sol;
- Não dobre o canto das folhas;
- Não beba e nem muito menos coma ao lado do livro;
- Não abra o livro totalmente, pois poderá comprometer a estrutura da encadernação.

O que FAZER:
- O livro deve ser constantemente manuseado, oxigenando as folhas e impedindo que fiquem ressecadas e se quebrem;
- Limpar o livro com um pano seco e as estantes com um pano úmido;
- Usar aparadores para manter os livros na vertical;
- Retirar o livro da prateleira pelo meio da lombada, evitando assim danos na encadernação;
- Os livros devem ter folgas quando colocados nas prateleiras, para evitar a retirada pela parte superior da lombada;
- Manter os livros numa temperatura entre 18ºC e 25ºC e a umidade do ar entre 55% e 65%;
- Realizar dedetizações periódicas em casa, apartamento ou biblioteca;
- Manter o livro iluminado, evitando, é claro, a luz do sol;
- Evitar que os livros fiquem armazenados perto de encanamentos ou caixa d’água e redes elétricas antigas;
- Manter o livro afastado dos animais.

Rua Minas, 572 Campos Eliseos
CEP 14080-190
Ribeirão Preto - SP
Tel.: (16) 3635-4141 - Fax: (16) 3441-4933 - Cel.: (16) 9777-5339
e-mail: mesquita@mesquitaencadernacoes.com.br
 
     
 
                                           
Informamos, ainda, que a Mesquita Encadernações
apoia o Código de Ética do Restaurador da
ABER (Associação Brasileira de Encadernação e Restauro).
 
webdesigner luiseroico